Guia turístico na região de Vila Real

Vila Real é repleta de atividades turísticas para serem feitas durante o dia e a noite. A bela região é encantadora. Então, clique aqui para descobrir o que fazer e visitar por lá!

Portugal é um país encantador e está entre os principais destinos europeus da maioria dos viajantes. Repleto de lugares históricos e cheios de magia, as terras portuguesas têm muito a contar para nós.

Aqui, no Corgo Bus, você conhece tudo e mais um pouco sobre a Vila Real. Continue com a gente para saber mais!

guia turístico na região de Vila Real

O que é a Vila Real?

Vila Real é a capital da província história portuguesa Trás-os-Montes e Alto Douro – que hoje corresponde as regiões da Vila Real e de Bragança. A cidade está localizada no interior de Portugal, bem na divisa entre os territórios português e espanhol.

Saiba por onde passear na Vila Real: não deixe de conhecer o Palácio do Mateus

Durante muito tempo, a região era bastante utilizada para segundas casas – como o Palácio do Mateus, uma casa de férias da família real portuguesa entre os séculos 16 e 17. O grande arquiteto dessa construção foi o italiano Nicola Nasoni, em 1745.

Situado na Freguesia de Mateus, na Vila Real, o palácio tem uma fachada barroca e uma enorme escadaria ornamentada – é considerado uma das melhores casas de campo de toda a Europa.

O extenso jardim e o próprio palácio estão abertos à visitação. Não é difícil encontrá-lo, e o passeio conta com guias profissionais e você ainda pode admirar uma coleção com diferentes artefatos religiosos – um tanto quanto macabros –, como pedaço de unha sagrada e globos oculares de santos.

Desde a década de 70, o Palácio do Mateus é uma fundação privada, acolhendo, então, diversos concertos musicais e exposições artísticas e prêmios literários.

Mais lugares para conhecer na Vila Real

Mas o Palácio do Mateus não é o único lugar interessante para visitar na Vila Real. Um outro edifício que chama a atenção dos turistas na região é a catedral de estilo gótico, diretamente do século 15. A Igreja de São Pedro e a Capela Nova, ambas de arquitetura barroca, também trazem um charme para a cidade.

Na Capela Nova – um outro trabalho de Nicola Nasoni –, tem seus azulejos do século 18 pintados à mão e uma fachada barroca bastante escandalosa.

Você também pode tirar um tempinho para visitar o Parque Natural da Serra do Alvão, que recebe poucos turistas a cada ano. A vista é incrível através do Miradouro de Trás-do-Cemitério.

Por que a Vila Real cresceu?

O grande desenvolvimento da cidade portuguesa Vila Real está fortemente ligado aos comércios de vinho local e, consequentemente, do Porto. Os famosos vinhos do Porto começaram a ser produzidos na Vila Real até serem levados para o Porto.

É possível realizar passeios de barco para o Vale do Douro, onde tem diversas vinícolas e restaurantes portugueses.

Além disso, nos dias 28 e 29 de junho de todos os anos, os portugueses comemoraram a Festa de São Pedro na Vila Real, tomando conta das ruas de lá.

Recent posts

Menu

Pages